Manga Curumim

DIREÇÃO: Maycon Lopes

SINOPSE: Uma manga, é salva de uma queimada por seres protetores da floresta e embarca em uma aventura em busca de seu lar. O espetáculo une múltiplas linguagens para apresentar uma jornada fantasiosa de autoconhecimento que aborda a cultura amazônica e narrativas ancestrais.
Em sua jornada, o menino-manga nos provoca a refletir sobre o nosso lugar no mundo, nossas identidades – tudo que está intimamente ligado à nossa língua, história, território, cultura, situação social etc.

24, 25 e 26 de novembro

19h30

Ingresso: 

símbolo de libras.

LIBRAS

Sesc Casa de Artes Cênicas

Endereço: Boulevard Castilhos França, 722 – Campina, Belém – PA

“Manga Curumim” é o décimo segundo trabalho do premiado grupo Dirigível Coletivo. O espetáculo estreou em 2021 em formato audiovisual, devido a pandemia do coronavírus, foi contemplado pela lei Aldir Blanc da Secult-PA e fez parte da programação do Palco Giratório do SESC Pará.

“Manga Curumim” conta a história de um menino que nasce do caroço de uma fruta e vai se construindo a partir dos encontros com seres encantados. A saga do garoto que vai da floresta (que sofre com queimadas) até a cidade grande, o transforma tanto fisicamente quanto em autoconhecimento.

Na dramaturgia e na visualidade “Manga Curumim” traz a cultura indígena e narrativas ancestrais. A aventura do personagem é uma reflexão ao nosso lugar no mundo, identidade, questões sociais e também uma crítica a sociedade que desmata a floresta em nome de um falso desenvolvimento.

Com direção de Maycon Douglas, a peça mistura várias linguagens teatrais como teatro de bonecos e de formas animadas, máscaras, além de dublagem e músicas autorais, uma das características do Dirigível Coletivo.

Duração: 45 minutos.

Classificação Indicativa: Livre

EVENTOS E PRÊMIOS

2021

Lei Aldir Blanc Século-PA

HISTÓRICO DE APRESENTAÇÕES

2025

Sesc Casa de Artes Cênicas

2024

26º FENATIB – Blumenau

2023

Sesc Ver-O-Peso

2022

Festival Virada Sustentável

IMPRENSA

EQUIPE DE CRIAÇÃO

Direção: Maycon Douglas
Dramaturgia: Criação coletiva / Dramaturgia: Ana Marceliano
Consultoria: Aníbal Pacha
Elenco: Ana Marceliano; Luciano Lira; Paula Nayara; Ruber Sarmento.
Vozes: Ana Marceliano; Aníbal Pacha; Antônia Costeseque; Luciano Lira; Maycon Douglas; Paula Nayara; Raissa Araujo; Sttar
Trilha: “Terra em Chama”-Antonia Costeseque (letra) – Luciano Lira (música); “Auá” , “Maré da Noite”, “Zé Bagunça”- Luciano Lira (letra e música);
“Uababus”- Jimi Britto (guitarra)
Produção musical: Estúdio Casa – Armando de Mendonça VISUALIDADE
(cenografia e confecção de bonecos): Ana marceliano; Aníbal Pacha; Bárbara Jubin; Luciano lira Maycon Douglas; Paula Nayara; Ruber Sarmento; Sttar. Figurino: Bárbara Jubin
Iluminação: Paula Nayara
Contra-regra: Krishna Rohini
Desenho de som: Estúdio Casa – Armando de Mendonça
Assessoria de imprensa: Rodolpho Sanchez
Fotografia: Raissa Araujo

 

Ferramentas de acessibilidade