O pequeno grande aviador e o planeta do invisível

DIREÇÃO: Ana Marceliano

SINOPSE: O Pequeno Grande Aviador e O Planeta do Invisível conta a história da vida de um “Pequeno Príncipe” que convida o público a conhecer seu planeta, sua rosa, seus vulcões e a embarcar em sua viagem interplanetária. Uma experiência teatral que atravessa a investigação pessoal dos integrantes e o mundo fantástico de O Pequeno Príncipe.

“O pequeno grande aviador e o planeta do invisível” é um espetáculo teatral livremente inspirado na obra de Antoine de Saint Exupéry “O Pequeno Príncipe”. Foi construído através da interação das mídias: teatro, música, vídeo e dança. A peça discute temas universais como infância e memória para contar de maneira leve e divertida a história do aviador que cai no deserto e encontra uma criança.

O espetáculo é destinado para caixa cênica ou espaços públicos abertos. Atualmente possui um elenco de 8 atuantes, dentre estes estão músicos, cantores, iluminadores e técnicos de vídeo, isto é, toda a técnica está em cena, não há coxias, nem panadas, o público é convidado a ver todo o mecanismo de funcionamento do espetáculo. Os figurinos são neutros e remetem ao uniforme de piloto, com cores pastéis localizam o espectador no deserto aonde este aventureiro cai e encontra o pequeno príncipe, os figurinos tem a função de pontuar a troca de personagens, pois, a utilização que o ator faz das peças de roupa o transforma em aviador, pequeno príncipe, rosa, vulcões, baobás e demais personagens da fábula. A cenografia é composta de seis cubos brancos, que, assim como os figurinos, se metamorfoseiam em diferentes significados, transformam-se em avião, em mesa, em bancos, em estrelas e planetas. Desta forma mostra-se de maneira muito lúdica o jogo infantil do faz de conta, em que é possível fazer de conta, em um mesmo espetáculo, que todos os atores são pequenos príncipes. O espetáculo tem classificação livre e possui 60 minutos de duração.

EVENTOS E PRÊMIOS

2011 | Participante do Festival Estudantil de Teatro – FETO (Belo Horizonte/MG), esse espetáculo foi premiado em duas categorias: Destaque para CONJUNTO CÊNICO; e Destaque para DIÁLOGO COM SUAS RAÍZES.

2011 | I Festival de Teatro Universitário do Pará, UFPA.

2015 | Prêmio Myrian Muniz de circulação de espetáculos – Migração Dirigível.

HISTÓRICO DE APRESENTAÇÕES

2011

Teatro Universitário Claudio Barradas – Temporada 13 a 16/6. Belém-PA 

IAP (Instituto de Artes do Pará, atual Casa das Artes) – Temporada. Belém-PA

Festival de Teatro Universitário 

 

2012

Feira Pan-Amazônica do Livro

EQUIPE DE CRIAÇÃO

Direção: Ana Marceliano
Dramaturgia: Ives Oliveira
Elenco: Ana Marceliano, Armando de Mendonça, Maycon Douglas, Paula Nayara, Rodolpho Sanchez e Luciano Lira.
Direção Musical: Armando de Mendonça
Letra e Música: Antônia Costeseque, Armando de Mendonça e Luciano Lira
Direção de Vídeo: Enoque Paulino
Cenário e figurino: Ivanilde Silva e Rejane Lima
Iluminação: Enoque Paulino e Paula Nayara

CARTAZES