INSCRIÇÕES

Participe dessa experiência conosco 🙂

Inscrições abertas de 25 de novembro a 4 de dezembro de 2024.

Cartaz de divulgação

'Corpo e Memória'

Oficina-laboratório de práticas de psicoterapia corporal e de expressão artísticas

De 7 a 21 de janeiro de 2025 (terça a domingo)

Horário: 14h às 20h

Carga horária total: 72h

Ministrante: Felipe Kurschat

Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique

(Av. Pres. Vargas, 645. Bairro Campina, Belém/PA)

1. Apresentação

Acreditando na força do encontro e da partilha, o Dirigível Coletivo promove a Oficina-laboratório Corpo e Memória, que propõe a introdução de exercícios de bioenergética para criação cênica experimental. Esta oficina é gratuita e faz parte do projeto de ocupação do Teatro Waldemar Henrique contemplado no edital “Tamba Tajá” 2024 da Fundação Cultural do Pará. 

O Dirigível Coletivo é um grupo de teatro paraense dedicado à pesquisa e experimentação artística. Nosso foco está na criação colaborativa e na dramaturgia autoral contemporânea, explorando diversas linguagens artísticas.

Nesta oficina, faremos dinâmicas que utilizam técnicas de psicoterapia corporal (bioenergética e psicodrama) para inspirar a criação cênica. As vivências e histórias pessoais dos participantes servirão como base para a criação da performance-instalação Religare, que é o mais novo trabalho do Dirigível Coletivo, ainda em construção.

Sobre a Performance-Instalação “Religare”

A performance-instalação “Religare” explora múltiplas linguagens artísticas, destacando a importância das memórias ancestrais como fontes primárias do texto dramatúrgico. Nossa proposta busca proporcionar uma experiência teatral que seja estética e sensorial, conectando o público às suas próprias histórias e memórias.

Os participantes da oficina terão a oportunidade, a convite do Dirigível, de permanecer no processo e, se desejarem, atuar como performers na montagem final junto ao elenco do Coletivo.

2. Objetivos

  • Desenvolvimento Cênico: Propor dinâmicas que utilizam técnicas de psicoterapia corporal (bioenergética e psicodrama) em transversalidade com outras práticas expressivas, como música e artes visuais, para explorar os potenciais dos atores e ampliar as habilidades cênicas.
  • Acessibilidade: Garantir a participação de pessoas com deficiência, adaptando atividades para proporcionar o acesso.
  • Criação Coletiva: Fomentar a partilha de histórias pessoais que servirão de base para a criação de uma performance-instalação.

3. Ajuda de Custo

  • Valor: Os participantes receberão uma ajuda de custo por dia de participação.
  • Critérios: A ajuda de custo está condicionada à presença e participação ativa nas atividades diárias da oficina.

 

Ministrante – Felipe Adam Kurschat

É musicoterapeuta (FPA-2005), psicanalista (CEP-2007) e mestre em Comunicação Contemporânea (UAM-2015). Atua na clínica individual e em grupo na perspectiva esquizoanalista, em articulação com a arte, fazendo disso uma pesquisa autônoma e de iniciação acadêmica. Desde 2010, é docente e supervisor em escolas de formação de psicanálise. Desde 2003, organiza grupos para experienciar a Ecosofia, proposta apresentada pelo pensador Félix Guattari em seu livro Três Ecologias (1989). Desde então, segue propondo processos e cursos livres em instituições de ensino, ONGs e espaços culturais para pensar e praticar a perspectiva filosófica e clínica da esquizoanálise em articulação com o corpo e a arte.

Mais informações e dúvidas: @dirigivelcoletivo no instagram / coletivodirigivel@gmail.com


O resultado será divulgado por e-mail às pessoas participantes, além de estar disponível no site www.dirigivelcoletivo.com e nas redes sociais do Dirigível.

Ferramentas de acessibilidade